segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Brincando com a ciência

Todas as semanas, nas 3 salas deste Jardim de Infância, trabalhamos as ciências e esta semana as crianças quiseram partilhar as experiências que fizeram.
Trabalhar esta área com crianças em idade pré-escolar,expande o seu conhecimento acerca do mundo físico e biológico e ajuda-as a desenvolver meios mais eficazes de descoberta do mundo que a rodeia.

Estes foram os registos que as crianças fizeram sobre o que viram e concluíram:
Descobrir cores

No dia das Ciências fizemos uma experiência com lápis de cor e tintas e descobrimos que com o azul, o amarelo e o vermelho podemos fazer outras cores. Numa folha de papel cada menino misturou o vermelho e o amarelo e descobrimos que parecia a cor de laranja. Depois misturamos o azul e o amarelo e parecia-nos o verde e por fim misturamos o vermelho e o verde e parecia o castanho.
Para termos a certeza destes resultados fizemos as misturas com tintas e mexemos bem com o pincel. Verificamos que o resultado era exactamente aquele que nos parecia com os lápis.
Descobrimos que nesta experiência estavam representadas seis cores.
 A professora Fernanda recortou círculos de todas as cores em papel de lustro e foi distribuindo por cada um. Nós tínhamos que verificar se havia círculos repetidos e trocar com os outros até que cada um obtivesse as seis cores. De seguida cada um fez um registo individual e relembrou as misturas e o resultado de cada uma delas.
(Para o registo cada um precisou não apenas de seis círculos mas de nove, porque algumas cores repetiam-se nas misturas  -  desta forma trabalhamos também a matemática) – Sala da Fernanda

Sem comentários:

Enviar um comentário