sábado, 25 de maio de 2013

Projeto " casamento"


Durante várias semanas, algumas crianças brincaram “aos casamentos” na área da casinha das bonecas e agora esta brincadeira transformou-se num projeto que está a envolver todas as crianças do jardim de Infância.

Quando as crianças brincam livremente o papel da educadora é observar, interpretar e recolher informações essenciais a respeito das mesmas, relacionadas com a formação pessoal e social (identidade, autonomia, relação com os outros, comportamentos e atitudes) expressão e conhecimento do mundo que o rodeia.
Depois de observar e recolher informação, sem intervir, chega o momento em que é necessário perceber como enriquecer o desenrolar da brincadeira e a educadora passa a  ter  um papel ativo,  funcionando como mediadora  das relações e das situações surgidas sem que esta intervenção ponha em risco o desenrolar da brincadeira.
Foi assim que surgiu este “projeto – o Casamento” de duas crianças da sala e que foi aproveitado, através da grande motivação de todos, para trabalhar todas as áreas e domínios:
-Formação pessoal e social – é trabalhado os afetos8projeto do Agrupamento), a família, as relações com o outro, a auto estima; Área de expressão e comunicação- as crianças conversam sobre o que pretendem fazer, representam graficamente o que querem fazer e como vão fazer; tentam representar graficamente os diferentes momentos de preparação, fazem tentativas de escrita (nos convites, nos quadros da tarefas…); No Domínio da matemática – contam os convites, as lembranças dos convidados, dividem, estabelecem relações numéricas; Na  Expressão musical- escolhem as musicas e fazem acompanhamento instrumental; Expressão plástica – pintam convites, lembranças, confecionam flores, desenvolvem o sentido estético e a criatividade(projeto da sala), Expressão motora- desenvolvem destrezas e a motricidade fina quando recortam, pintam, cozem; Ciências – Fazem experiências com cores, com flores, observam as transformações, registam; Conhecimento do Mundo- localizam-se no tempo e no espaço; observam e reconhecem diferentes  culturas e diferentes famílias;  Expressão dramática – criam novas situações de comunicação, novos ”papeis”, desenvolvem a imaginação e a linguagem verbal e não verbal
Quando a criança cria situações imaginárias em que se comporta como se agisse no mundo do adulto ela tenta compreender o mundo a partir das suas representações. Elas adotam diversos papeis e recriam determinadas situações, experimentam sentimentos de alegria, mágoa…mas têm consciência que não é real, que é a “ fazer de conta”, que tudo não passa duma brincadeira estando assim a testar ideias e conceitos de forma a compreende-lo.
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“Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”– Paulo Freire









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