sexta-feira, 25 de abril de 2014

Comemorações pré-25 de Abril

Durante esta semana ouvimos várias  histórias sobre a "revolução dos cravos" para entendermos porque é feriado no dia 25 de Abril.
Para compreendermos melhor fizemos de conta que havia ditadura na sala e até fizemos um ditado. Primeiro entramos na sala, bem caladinhos e sentamos-nos à espera da professora. Quando ela entrou, pusemos-nos de pé e dissemos-lhe  "Bom dia" e depois cantámos o hino nacional.  De seguida fizemos um ditado e como não sabemos escrever, a professora ditou o que tínhamos que desenhar e de seguida disse com que cores não podíamos pintar o desenho. Alguns meninos enganaram-se e a professora explicou que, antigamente, quem fizesse alguma coisa mal levava com uma régua de madeira na mão e que doía muito!
Depois de acabarmos o trabalho não podemos escolher para onde íamos trabalhar porque a professora é que disse o que íamos fazer.
Foi uma manhã engraçada porque foi "a fazer de conta" mas alguns já perguntavam:
- "Já acabou a ditadura?"
Também ficamos a saber que os rapazes eram obrigados a ir para a tropa e alguns tinham que ir para uma guerra  que não sabiam porque existia.
Com tudo isto descobrimos que temos muita sorte por termos este tesouro- "A liberdade"
Ontem fomos à EB2,3 das Marinhas dramatizar a canção de Zéca Afonso - "A formiga no carreiro" e à tarde dramatizamos a história "O Povo que não queria ser cinzento"  e saímos felizes com os nossos cravos vermelhos e a cantar -"VIVA A LIBERDADE"

Aqui ficam também algumas frases que dissemos depois de vivermos e aprendermos o que foi a vida das pessoas no tempo da ditadura:

-" Liberdade é fazer o que nos apetece mas com regras"

-" Liberdade é podermos escolher"

-" Liberdade é partilhar para que todos sejam felizes"

-" Liberdade é poder estar sossegado sem ninguém nos chatear"
- "Liberdade é ter trabalho"

- "Liberdade é um tesouro valioso que não podemos deixar que nos roubem"

- "Liberdade é alegria e felicidade"

-"Liberdade é poder escolher"

- Liberdade é como um arco-íris com cores clarinhas"

1 comentário:

  1. Que excelente trabalho! Também vi as "formiguinhas no carreiro" e adorei! O trabalho que as Educadoras desenvolvem com os alunos, ainda que tão pequeninos, é valiosíssimo, deixará raízes, sem qualquer dúvida. Só assim poderão um dia agir "em sentido contrário" não sendo mais uma formiga apenas, conhecendo outros sentidos.

    Continuação de bom trabalho!

    Alice Azevedo

    ResponderEliminar