sábado, 26 de setembro de 2015

Quem é António Rodrigues Sampaio

como sabem o Agrupamento de escolas das Marinhas mudou de nome e passou a chamar-se "Agrupamento de escolas António Rodrigues Sampaio" tendo a EB 2,3 também o seu nome.
Para melhor conhecer a figura que deu nome ao nosso Agrupamento, aqui ficam alguns apontamentos. Para conhecer melhor poderão visitar a exposição que está patente na EB2,3, nas Marinhas

                                                           António Rodrigues Sampaio

António Rodrigues Sampaio é uma figura incontornável da história do século XIX em Portugal. Combatente, político, governante e jornalista, alcançou o cargo de presidente do Ministério ("primeiro-ministro") em 1881.  
António Rodrigues Sampaio nasceu em São Bartolomeu do Mar, Esposende, 25 de Julho de 1806  
A 27 de Setembro de 1836, Rodrigues Sampaio casa-se com Maria Barbosa Soares de Brito,
Fica viúvo em 1841, com apenas 38 anos. Contudo, conviveu depois com uma freira, por quem se tinha enamorado em jovem, vinda do Convento do Corpus Christi. Embora este acontecimento tivesse causado algum escândalo entre a população, Rodrigues Sampaio sempre se mostrou alheio a comentários de terceiros. Era conhecido pela sua grande generosidade e pelo desapego a bens materiais.
 Em 1868, em Torres Novas. foi escolhido para as funções de presidente da Câmara dos Deputados. Exercia esse cargo quando a 19 de Maio de 1870  Rodrigues Sampaio voltou a ser nomeado Ministro do Reino
Produziu importante e inovadora legislação sobre instrução primária, preparou uma generosa reforma eleitoral e promoveu a descentralização administrativa.
Rodrigues Sampaio faleceu em Sintra, a 13 de Setembro de 1882, 
Esposende, o seu concelho natal, em consagração da sua memória, dedica-lhe a principal praça da cidade (Largo Rodrigues Sampaio),  o Fórum Municipal e agora também um Agrupamento de escolas e uma EB 2,3 na freguesia das Marinhas o mesmo acontecendo na toponímia de múltiplas povoações portuguesas, incluindo Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário