sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Halloween solidário

                         
 A festa do Halloween não é uma tradição portuguesa embora esteja cada vez mais em voga e é celebrado um pouco por todo o mundo. As crianças e jovens gostam de se fantasiar e de saírem para a rua para pedirem guloseimas.
A tradição portuguesa é um pouco diferente e no dia 1 de Novembro, em muitas aldeias portuguesas, festeja-se o “dia do pão por Deus”
O dia de Pão por Deus era um dia onde antigamente se repartia pão cozido pelos pobres. As pessoas iam pedir Pão por Deus às portas para colmatar a pobreza. A tradição está ligada ao costume de oferecer alimentos aos defuntos. Quem pedia à porta era encarado como a alma do morto a errar pelo mundo e a pedir. O Pão de Deus é assim uma oferta às almas que partiram.
Como o tema do nosso Agrupamento de escolas para este ano letivo é –“Património cultural….” e estas tradições fazem parte dele, fizemos a festa do Halloween baseada na tradição portuguesa e numa missão de solidariedade pelas vitimas dos incêndios, em Portugal.
Assim, as crianças, fantasiadas ou não, deveriam trazer um alimento ou um brinquedo, para oferecer a quem perdeu tudo nos incêndios.
As famílias aderiram à iniciativa e as crianças começaram a aprender como é importante preocuparmos-nos com os outros e que os pequenos gestos podem fazer a diferença nas vidas de muita gente.


Durante o dia houve muita diversão com passagem de modelos, brincadeiras, dança e lanche melhorado com queques e sumo natural de laranja.







De tarde fomos ao pinhal fazer jogos e muitas brincadeiras, sem medos e com muita alegria






Sem comentários:

Enviar um comentário