domingo, 24 de junho de 2018

Festa de fim de ano


Quem já nos conhece sabe que a festa de fim de ano pretende mostrar, através de uma história, o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.
Este ano o tema proposto, para ser trabalhado nas escolas e Jardins de Infância do nosso Agrupamento, tinha como base o património cultural, por isso a história escolhida para ser aqui apresentada assim como a maior parte das músicas fazem parte desse património.
Património, como todos sabem, quer dizer-riqueza, mas a origem da palavra quer dizer “pai”, logo será a riqueza que passa de pais para filhos. A maior riqueza que os nossos avós, os nossos pais nos deixaram foi com certeza a memória e respeito pela sua história, o respeito pelos outros, pelos animais, pela natureza e é esse o maior património que temos o dever de deixar às novas gerações.
 Dizem que “somos aquilo que pensamos, amamos, realizamos mas também aquilo que lembramos”  e se não tivermos memória não teremos futuro.
A história que vos vamos contar- Uma adaptação de “Os músicos de Bremen”, fala de abandono, da velhice, de sonhos, de persistência e do trabalho de equipa e do esforço individual para um bem comum.
Esta história fala também da resiliência de 4 animais que, apesar das adversidades não desistiram de lutar.
Todas estas competências foram trabalhadas ao longo deste ano letivo e sobretudo educamos as crianças para a resiliência porque é fundamental que elas adquiram capacidades para superar as adversidades da vida, para saberem lidar com os problemas, para saberem gerir o stress, a ansiedade, a dor, a tristeza.
Mas para que as crianças adquiram estas capacidades é necessário que lhes ensinemos:
-Que é muito importante o valor da amizade;
- Que é importante colocarmo-nos no lugar dos outros (a empatia);
-Que a família é a nossa maior riqueza e que deve ser sempre o nosso  porto de abrigo;
-Que ajudar os outros nos torna mais felizes e confiantes;
-Que a vida necessita de rotinas mas que devemos estar preparados para os imprevistos;
- Que é importante aprender a cuidar de si e também a preocupar-se com os outros e a cuidar deles
- Que é importante trabalhar mas também ter tempo para parar e para brincar porque é a brincar com os outros que se aprende, desde muito cedo, a lidar com situações de conflito a resolver problemas.
- Que é muito importante termos objetivos realistas para conseguirmos alcança-los e para que possamos sentir que valeu a pena o esforço;
- Que é preciso ter confiança em nós próprios, esforçarmo-nos para ter sucesso individual não esquecendo o grupo (na escola, no futebol, na musica, etc);
-Que é importante não desistir mas pedir ajuda se for necessário;
-Que é importante respeitar os outros e as suas diferenças porque se aprende mais com as diferenças do que com as igualdades.
- Que é importante respeitar e ouvir os mais velhos porque eles são fonte de sabedoria e de experiência.

Foram estas as sementes que deixamos aos vossos filhos e que caberá aos  pais, à família, continuar a cuidar dessas sementes para que floresçam no interior de cada um e  se tornem adultos capazes de respeitar os outros, a natureza, os animais, os mais velhos, e não desistam de lutar por um mundo melhor.
  Se assim for, esta será maior riqueza, o maior património que ficará para as novas gerações.











Agradecimentos:

À Associação de Pais; aos professores de educação Física e de música, ao professor Gonçalo que nos ajudou nos arranjos das gravações; à Professora Rosário da Educação Especial que tem sido incansável; às Assistentes Operacionais deste Jardim de Infância; às funcionárias da CAF; à Junta de Freguesia; à Câmara Municipal e a todos e a todas aquelas pessoas que de alguma forma nos ajudaram durante este ano e principalmente às crianças que nos ensinam e surpreendem todos os dias!


Sem comentários:

Enviar um comentário