sábado, 24 de outubro de 2015

Desperdício alimentar



A assembleia da República declarou o ano de 2016 como o ano de combate ao desperdício alimentar sendo um dos seus objetivos reduzir o seu desperdício, com a participação ativa da sociedade e ao mesmo tempo combinar esta ação com a segurança alimentar e a satisfação das necessidades da população, principalmente em relação às crianças e jovens do nosso país

Segundo um especialista do banco Mundial na área da pobreza, “o desperdício alimentar está diretamente relacionado com o aumento da pobreza. Quanto mais comida as pessoas jogam fora, mais caros ficam os alimentos, o que obriga as famílias a gastarem mais com comida e menos com outras atividades, como educação e previdência”

De acordo com um artigo publicado pela National Geographic em 2014, Os alimentos desperdiçados por uma família típica americana de quatro membros pesam, ao fim de um ano, meia tonelada.
Esta fotografia representa  a compilação desse desperdício  que equivale a 1,2 milhões de calorias que uma família desperdiça todos os anos – mais do que o suficiente para alimentar outra pessoa.



No mesmo  artigo podia ler-se,  “. O Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar (CES/UNL) apurou que 17% da comida produzida no nosso país é desperdiçada antes de chegar à mesa do consumidor. Do milhão de toneladas anuais de comida desperdiçada em Portugal, o projeto apurou que 324 mil perdem--se em casa dos consumidores.

Na verdade, os consumidores são cúmplices: compram produtos a mais porque há alimentos atraentemente embalados e baratos ao virar de quase todas as esquinas. Guardam os alimentos de maneira desadequada: interpretam à letra as datas de validade, embora as etiquetas tenham sido concebidas para indicar a data de máxima frescura e não a segurança alimentar. Esquecem-se de comer os restos da refeição, esquecem-se dos sacos com restos nos restaurantes e são pouco penalizados (ou não o são de todo) por deitar para o caixote do lixo alimentos comestíveis.”

Cabe a cada um de nós  alterar esta situação e sensibilizar as nossas crianças para  a necessidade  de  termos um planeta mais  sustentável e um mundo mais justo.
Todos temos a grande responsabilidade de participar na luta contra a fome porque o desperdício alimentar é uma oportunidade perdida de alimentar alguém.
Por estas razões, lançamos o desafio às famílias das nossas crianças para nos enviarem receitas com aproveitamento de sobras e essas as receitas serão publicadas neste blogue (uma por semana)

Antes de começar-mos a sua  publicação, daremos algumas dicas sobre as datas de conservação dos alimentos e aproveitamento de outros  que pensaríamos que o seu destino seria o lixo mas que podem ser ainda muito úteis nas nossa  casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário